PRESS RELEASE
Estão abertas as nomeações para os Prémios de Liberdade de Expressão da Index on Censorship de 2020

20 años de valentía – 87 abanderados de la libertad de expresión

01 Jul 2019
BY INDEX ON CENSORSHIP
  • Atribui prémios a jornalistas, ativistas e artistas que lutam contra a censura em todo o mundo
  • Os galardoados recebem ajuda para os seus projetos durante um ano
  • Faz a tua nomeação em indexoncensorship.org/nominations
  • As nomeações podem ser feitas entre 1 e 31 de julho de 2019
  • #IndexAwards 2020

This press release is also available in Arabic, Chinese, English, Russian, Spanish

As nomeaçãoes para os Prémios de Liberdade de Expressão da Index on Censorship já começaram. Este prémio, que está na sua 20a edição, serve para distinguir os maiores heróis da liberdade de expressão de todo o mundo.

Em 2020 assinalam-se os 20 anos dos Prémios de Liberdade de Expressão, que já dintinguiram 87 vencedores ao longo dos anos. Desde 2015, a Index alargou o âmbito dos prémios e passou a incluir a atribuição de bolsas, que apoiam e defendem 22 bolseiros no seu trabalho pela defesa da liberdade de expressão a nível internacional.

O programa de bolsas serve para ajudar, sem atribuição monetária, ativistas a vários níveis e chega ao mundo inteiro. Alguns dos vencedores de edições anteriores incluem a jornalista de investigação das Honduras Wendy Funes, o cartonista sírio Ali Farzat, a ativista paquistanesa pela educação Malala Yousafzai, a jornalista de investigação saudita Safa Al Ahmad ou a fotógrafa LGBTI da África do Sul Zanele Muholi.

A Index convida o público em geral, as organização da sociedade civil, as organização sem fins lucrativos e as organizações de media a nomearem quaisquer pessoas ou organizações que eles acreditam que devem ser distinguidas e apoiadas pelo seu trabalho contra a censura a nível mundial.

Estamos a oferer quatro bolsas não-monetárias, cada uma delas nas seguintes categorias:

  • Artes, para os artistas e produtores cujo trabalho desafia a repressão, a injustiça e defende a liberdade de expressão artística. Nesta categoria estão incluídos artistas visuais, músicos, cartonistas, escritores, quer trabalhem individualmente ou em coletivos.
  • Ativismo, para ativistas que tenham causado um impacto na sua luta contra a censura e na promoção da liberdade de expressão no terreno. Nesta categoria podem estar incluídos indivíduos e organizações.
  • Ativismo digital, para tecnologias inovadoras que permitam contornar a censura e permitam uma troca de informação de forma livre e independente. Nesta categoria podem estar incluídas novas aplicações, ferramentas digitais ou software.
  • Jornalismo, para jornalismo corajoso e determinado que exponha a censura, ameaças à liberdade de expressão e que exija o acesso à informação. Esta

categoria pode incluir bloggers, órgãos de comunicação social ou consórcios de investigação sem fins lucrativos.

Cada vencedor passará a ser um Bolseiro da Liberdade de Expressão e terá direito a 12 meses de aconselhamento, networking e apoio estratégico. Este ano, o programa começa com uma residência de uma semana em Londres, em abril de 2020, com todas as despesas pagas. Durante esse tempo, vai haver workshops, exercícios de preparação e eventos públicos. Ao longo do ano, a Index vao trabalhar com os bolseiros de maneira a expandir os seus trabalhos no que diz respeito a impacto, perfil e sustentabilidade.

Jodie Ginsberg, diretor executiva da Index, disse: “Ao longo de 20 anos, os Prémios de Liberdade de Expressão distinguiram alguns dos mais corajosos e desconhecidos defensores da liberdade de expressão de todo o mundo. Temos feito para reconhecer o trabalho de grupos ou pessoas que ajudaram a liberdade de expressão, muitas vezes perante grandes perigos e obstáculos. Nos últimos anos, alargámos o programa dos prémios para incluir bolsas que ajudam os seus vencedores a aumentarem os seus esforços através de apoio e treino personalizados. Usem as vossas vozes para nomear um defensor da liberdade de expressão para garantirem que a voz deles também é ouvida”.

A lista de nomeados para o prémio de 2020 será anunciada nos início de 2020. Os bolseiros serão selecionados por um painel de juízes de reconhecido valor e serão anunciados em Londres, numa cerimónia em abril de 2020. As nomeações estão abertas entre 1 de julho de 2019 e 31 de julho de 2019 às 17:00 (hora de Londres).

Os Prémios de Liberdade de Expressão foram lançados em 2001 para chamar a atenção para os indivíduos e organizações que defendem a liberdade de expressão em todo o mundo.

Para mais informações sobre os prémios e as bolsas, por favor contactem Sean Gallagher ([email protected]).

Sobre as bolsas do Prémios de Liberdade de Expressão Em 2020 assinalam-se os 20 anos dos Prémios de Liberdade de Expressão, que já distinguiram 87 personalidades e grupos ao longo dos anos. Desde 2015, a Index alargou o âmbito dos prémios para incluir bolsas não-monetárias, que ajudam e defendem 22 bolseiros a desenvolverem os seus trabalhos de defesa da liberdade expressão a nível internacional. Os vencedores da Bolsa de Liberdade de Expressão de 2020 vão receber 12 meses de aconselhamento, networking e apoio estratégico. Mais informação

Sobre a Index on Censorship A Index on Censorship é uma organização sem fins lucrativo sediada em Londres que publica os trabalhos de escritores, artistas e campanhas que foram censurados e que lutam contra a censura em todo o mundo. Desde a sua fundação, em 1972, a Index on Censorship tem publicado alguns dos maiores nomes da literatura na sua revista trimestral premiada, incluindo Samuel Beckett, Nadine Gordimer, Mario Vargas Llosa, Arthur MIller e Kurt Vonnegut. Também publicou alguns dos melhores líderes sociais políticos do mundo, como Vaclac Havel e Elif Shafak.

Index at Latitude: Forest Folktales

Join Index for Forest Folktales at the Latitude Festival

Se abre el plazo para nominar a las Becas de los Premios a la Libertad de Expresión de Index on Censorship 2020

Ya están abiertas las nominaciones a las Becas de los Premios a la Libertad de Expresión de Index on Censorship.

«Индекс Цензуры» открыл прием заявок на получение «Наград за свободу слова» на 2020 год

Награды присуждаются журналистам, гражданским активистам, интернет-активистам и деятелям искусства, которые борются с цензурой во всем мире Победители получают комплексную поддержку в течение года Номинироваться можно на сайте indexoncensorship.org/nominations Номинации открыты с 1 июля по 31 июля 2019 года #IndexAwards2020 This press release is also available in Arabic, Chinese, English, Portuguese, Spanish Номинации на получение «Наград [...]

2020年度“审查目录”言论自由奖开始提名

•该奖项旨在奖励全球反对审查制度的记者、活动家、数字活动家和艺术家 •获奖者将得到为期一年的综合援助支持 •请在indexoncensorship.org/nominations网站提名 •提名于2019年7月1日至7月31日期间开放 •#IndexAwards2020 This press release is also available in Arabic, English, Portuguese, Russian, Spanish “审查目录”言论自由奖提名现已开放。该奖项已有二十年历史,旨在表彰世界上最杰出之捍卫言论自由英雄。 2020年将迎来言论自由奖二十周年庆,多年来共有87杰出人士位获奖者。自2015年来“审查目录”已扩大奖项计划,支持22名获奖者在国际间开展捍卫言论自由的工作。 该奖项旨在支持世界各地各阶层活动家。历年获奖者包括洪都拉斯调查记者Wendy Funes,叙利亚漫画家Ali Farzat、巴基斯坦教育活动家马拉拉(Malala Yousafzai)、沙特阿拉伯调查记者Safa Al Ahmad和南非LGBTI摄影师Zanele Muholi。 “审查目录”诚挚邀请公众、公民社会组织、非营利组织和媒体组织提名在全球范围内反对审查制度中应得到表彰和支持的任何个人或组织。 我们在以下四个领域各提供一个奖项: •艺术创作:包括艺术家和艺术出品人,他们的作品挑战压迫和不公并倡导艺术自由表达。该提名可包括视觉艺术家、音乐家、漫画家及创意作家。个人或创作集体均可提名。 •活动家:旨在奖励为在反对审查制度和促进当地言论自由方面产生显着影响的活动家和活动人士开展活动。个人或组织提名均可。 •数字行动:旨在奖励为研发开创性技术以绕过审查制度从而实现信息自由和独立交流。提名包含手机应用程序,数字工具或软件。 •新闻工作:旨在奖励勇敢和坚定的新闻报道,揭露审查制度同言论自由所受威胁,要求信息公开。提名包括博客作家、新闻媒体和调查性非营利组织。 所有获奖者都将得到为期12个月的指导,网络及战略支持。获奖者将于年初(2020年4月)受邀参加于伦敦举办为期一周的研讨会、培训及公众活动,期间住宿及其他相关费用由主办方提供。在这一年中,“审查目录”将与获奖者深入合作以提升其工作的影响力、形象及可持续性。 “审查目录”公司首席执行官朱迪·金斯伯格表示:“言论自由奖向世界展示了20年来最无畏、最未被颂扬的言论自由捍卫者。我们试图褒奖那些推动言论自由的团体和个人的工作,他们往往承受巨大的困难及危险。近年来,我们扩大了奖项计划,给予获奖者有针对性的支持和培训来扩大他们的影响。用您的声音提名言论自由奖以确保他们的声音被世人听到。” 2020年奖项候选名单将于2020年初公布。获奖者将由一个高规格的评审小组选出,并于2020年4月在伦敦举行的颁奖仪式上宣布。提名将于2019年7月1日至2019年7月31日下午五时英国标准时间开放。 言论自由奖于2001年启动,旨在提升全球捍卫言论自由的个人和组织的形象。 有关奖项及更多相关信息,请联系Sean Gallagher,电子邮件:[email protected] 关于言论自由奖 2020年将迎来言论自由奖二十周年庆,多年来共有87位获奖者获奖。自2015年来“审查目录”已扩大奖项计划,支持22名获奖者在国际间开展捍卫言论自由的工作。 2020年度获奖者都将获得为期12个月的指导,网络及战略支持。更多信息 关于“审查目录” “审查目录”是一家总部位于伦敦的非营利组织,负责发表被禁作家和艺术家的作品及反对全球审查制度的活动。自1972年成立以来,“审查目录”在其屡获殊荣的季刊中发表了世界著名文学家的作品,包括萨缪尔·贝克特、纳丁·戈迪默、马里奥·巴尔加斯·略萨、亚瑟·米勒和库尔特·冯内古特。并出版了从哈维尔到埃利夫·沙法克等世界世界知名政论作家的作品。 Se abre el plazo para nominar a las Becas de los Premios [...]

Comments are closed.