NEWS

Estão abertas as nomeações para os Prémios de Liberdade de Expressão da Index on Censorship de 2020
[vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”107432″ img_size=”full”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text] Atribui prémios a jornalistas, ativistas e artistas que lutam contra a censura em todo o mundo Os galardoados recebem ajuda para os seus projetos durante um ano Faz a tua nomeação em indexoncensorship.org/nominations As nomeações podem ser feitas entre 1 e 31 de julho de 2019 #IndexAwards 2020 [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]This press […]
01 Jul 19

[vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”107432″ img_size=”full”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

  • Atribui prémios a jornalistas, ativistas e artistas que lutam contra a censura em todo o mundo
  • Os galardoados recebem ajuda para os seus projetos durante um ano
  • Faz a tua nomeação em indexoncensorship.org/nominations
  • As nomeações podem ser feitas entre 1 e 31 de julho de 2019
  • #IndexAwards 2020

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]This press release is also available in Arabic, Chinese, English, Russian, Spanish[/vc_column_text][vc_column_text]As nomeaçãoes para os Prémios de Liberdade de Expressão da Index on Censorship já começaram. Este prémio, que está na sua 20a edição, serve para distinguir os maiores heróis da liberdade de expressão de todo o mundo.

Em 2020 assinalam-se os 20 anos dos Prémios de Liberdade de Expressão, que já dintinguiram 87 vencedores ao longo dos anos. Desde 2015, a Index alargou o âmbito dos prémios e passou a incluir a atribuição de bolsas, que apoiam e defendem 22 bolseiros no seu trabalho pela defesa da liberdade de expressão a nível internacional.

O programa de bolsas serve para ajudar, sem atribuição monetária, ativistas a vários níveis e chega ao mundo inteiro. Alguns dos vencedores de edições anteriores incluem a jornalista de investigação das Honduras Wendy Funes, o cartonista sírio Ali Farzat, a ativista paquistanesa pela educação Malala Yousafzai, a jornalista de investigação saudita Safa Al Ahmad ou a fotógrafa LGBTI da África do Sul Zanele Muholi.

A Index convida o público em geral, as organização da sociedade civil, as organização sem fins lucrativos e as organizações de media a nomearem quaisquer pessoas ou organizações que eles acreditam que devem ser distinguidas e apoiadas pelo seu trabalho contra a censura a nível mundial.

Estamos a oferer quatro bolsas não-monetárias, cada uma delas nas seguintes categorias:

  • Artes, para os artistas e produtores cujo trabalho desafia a repressão, a injustiça e defende a liberdade de expressão artística. Nesta categoria estão incluídos artistas visuais, músicos, cartonistas, escritores, quer trabalhem individualmente ou em coletivos.
  • Ativismo, para ativistas que tenham causado um impacto na sua luta contra a censura e na promoção da liberdade de expressão no terreno. Nesta categoria podem estar incluídos indivíduos e organizações.
  • Ativismo digital, para tecnologias inovadoras que permitam contornar a censura e permitam uma troca de informação de forma livre e independente. Nesta categoria podem estar incluídas novas aplicações, ferramentas digitais ou software.
  • Jornalismo, para jornalismo corajoso e determinado que exponha a censura, ameaças à liberdade de expressão e que exija o acesso à informação. Esta

categoria pode incluir bloggers, órgãos de comunicação social ou consórcios de investigação sem fins lucrativos.

Cada vencedor passará a ser um Bolseiro da Liberdade de Expressão e terá direito a 12 meses de aconselhamento, networking e apoio estratégico. Este ano, o programa começa com uma residência de uma semana em Londres, em abril de 2020, com todas as despesas pagas. Durante esse tempo, vai haver workshops, exercícios de preparação e eventos públicos. Ao longo do ano, a Index vao trabalhar com os bolseiros de maneira a expandir os seus trabalhos no que diz respeito a impacto, perfil e sustentabilidade.

Jodie Ginsberg, diretor executiva da Index, disse: “Ao longo de 20 anos, os Prémios de Liberdade de Expressão distinguiram alguns dos mais corajosos e desconhecidos defensores da liberdade de expressão de todo o mundo. Temos feito para reconhecer o trabalho de grupos ou pessoas que ajudaram a liberdade de expressão, muitas vezes perante grandes perigos e obstáculos. Nos últimos anos, alargámos o programa dos prémios para incluir bolsas que ajudam os seus vencedores a aumentarem os seus esforços através de apoio e treino personalizados. Usem as vossas vozes para nomear um defensor da liberdade de expressão para garantirem que a voz deles também é ouvida”.

A lista de nomeados para o prémio de 2020 será anunciada nos início de 2020. Os bolseiros serão selecionados por um painel de juízes de reconhecido valor e serão anunciados em Londres, numa cerimónia em abril de 2020. As nomeações estão abertas entre 1 de julho de 2019 e 31 de julho de 2019 às 17:00 (hora de Londres).

Os Prémios de Liberdade de Expressão foram lançados em 2001 para chamar a atenção para os indivíduos e organizações que defendem a liberdade de expressão em todo o mundo.

Para mais informações sobre os prémios e as bolsas, por favor contactem Sean Gallagher ([email protected]).

Sobre as bolsas do Prémios de Liberdade de Expressão Em 2020 assinalam-se os 20 anos dos Prémios de Liberdade de Expressão, que já distinguiram 87 personalidades e grupos ao longo dos anos. Desde 2015, a Index alargou o âmbito dos prémios para incluir bolsas não-monetárias, que ajudam e defendem 22 bolseiros a desenvolverem os seus trabalhos de defesa da liberdade expressão a nível internacional. Os vencedores da Bolsa de Liberdade de Expressão de 2020 vão receber 12 meses de aconselhamento, networking e apoio estratégico. Mais informação

Sobre a Index on Censorship A Index on Censorship é uma organização sem fins lucrativo sediada em Londres que publica os trabalhos de escritores, artistas e campanhas que foram censurados e que lutam contra a censura em todo o mundo. Desde a sua fundação, em 1972, a Index on Censorship tem publicado alguns dos maiores nomes da literatura na sua revista trimestral premiada, incluindo Samuel Beckett, Nadine Gordimer, Mario Vargas Llosa, Arthur MIller e Kurt Vonnegut. Também publicou alguns dos melhores líderes sociais políticos do mundo, como Vaclac Havel e Elif Shafak. [/vc_column_text][vc_basic_grid post_type=”post” max_items=”4″ element_width=”6″ grid_id=”vc_gid:1561623552059-544e6a49-8b00-10″ taxonomies=”5692″][/vc_column][/vc_row]