Estão abertas as nomeações para os prémios “2017 Index On Censorship Freedom of Expression Awards”

indexawards2017-art

A Index on Censorship declara a abertura das nomeações para o “2017 Freedom of Expression Awards and Fellowship”

  • São premiados jornalistas, ativistas, ativistas digitais e artistas que lutam contra a censura em todo o mundo
  • As nomeações podem ser feitas em indexoncensorship.org/nominations
  • As nomeações vão estar abertas entre 12 de setembro e 11 de outubro de 2016

A partir de hoje, as nomeações para os prémios “Index on Censorship Freedom of Expression Awards Fellowship” estão abertas. Estes prémios, que este ano cumprem o seu 17º ano, distinguem alguns dos defensores da liberdade de expressão mais importantes do mundo. Os vencedores de edições anteriores incluem os ativistas digitais chineses GreatFire, o cartoonista sírio Ali Farzat e o jornalista de investigação Rafael Marques de Morais, de Angola.

A Index convida o público em geral, as organizações da sociedade civil,  as organizações sem fins lucrativos e os media a nomearem alguém (indivíduos ou organizações) que acreditem que merece ser distinguido e apoiado pelo seu trabalho contra a censura em todo o mundo.

Existem quatro categorias nos prémios “Index on Censorship’s Freedom of Expression Awards”:

  • Artes, para artistas (de qualquer tipo) e produtores de arte cujos trabalhos coloquem um desafio à repressão e à injustiça, e que promovam a liberdade de expressão artística;
  • Ativismo, para ativistas ou líderes de campanhas que tenham causado impacto na luta contra a censura e na promoção da liberdade de expressão;
  • Ativismo digital, para distinguir formas de utilização da tecnologia que evitem a censura e consigam proporcionar uma forma grátis e independente de trocar informação;
  • Jornalismo, para qualquer tipo de jornalismo que seja corajoso, determinado e que tenha grande impacto na exposição da censura e de ameaças à liberdade de expressão.

Caso se aplique, os nomeados também são elegíveis para a “Music in Exile Fellowship”, que apoia músicos cujo trabalho está sob ameaça.

Os vencedores do prémio e da bolsa têm direito a uma residência de uma semana para networking, treino avançado e consultoria em Londres (abril de 2017), seguidos de 12 meses de apoio adequado para ampliar e sustentar o seu valioso trabalho pela liberdade de expressão em qualquer parte do mundo.

Jodie Ginsberg, diretora da Index, disse: “Os prémios Freedom of Expression Awards não só dão visibilidade como também fortalecem grupos e indivíduos que fazem um trabalho corajoso e brilhante para promover a liberdade de expressão em todo o mundo. Estes são os verdadeiros heróis — pessoas que frequentemente têm de ultrapassar enormes obstáculos e que lidam com grandes perigos só para terem o direito de se expressarem. Peço a todos que nomeiem os vossos defensores da liberdade de expressão preferidos — assegurem-se de que a voz deles é ouvida”.

A lista dos nomeados para os prémios de 2017 será anunciada no final de janeiro. Os vencedores serão anunciados em Londres, numa cerimónia formal no dia 19 de abril de 2017, no Unicorn Theatre.

Para mais informações sobre os prémios e a bolsa, por favor contactem [email protected] ou liguem para o +44 (0)207 963 7262.

Also available in: Arabic, English, French, German, Italian, Mandarin, Portuguese (Brazil), Russian, Spanish, Turkish